- Quem são os usuários do Fortaleza Digital?
Os usuários do Fortaleza Digital, isto é, cidadãos da cidade de Fortaleza, que optem por usufruir da
prestação dos serviços públicos na forma digital, poderão ter suas informações e/ou seus dados,
alternativamente, armazenados, gravados ou lidos, em qualquer formato digital, dentro ou fora dos
limites de suas estações de trabalho, desde que respeitadas as margens e diretrizes da Lei nº
13.709/2018.
A disponibilização das informações de usuários relativos aos dados pessoais e aos registros de
auditoria está restrita ao âmbito governamental municipal, sem necessidade de expressa autorização
do proprietário, desde que respeitado os princípios e diretrizes da LGPD, em conformidade com a
hipótese de tratamento respaldada na execução de políticas públicas, vide art. 7º, inciso III, da
referida Lei.
O teor finalístico da execução desta política pública fica evidenciado nos incisos do item 4.
“Bases legais” deste Termo de Uso. O cadastro realizado na Plataforma poderá ser
utilizado em qualquer serviço público que a ele esteja vinculado, servindo de premissa para a
utilização deste, observadas as restrições legalmente previstas e sem prejuízo, quando
indispensável, da prestação de caráter presencial. Neste sentido, em consonância com o Decreto
15.030, de 10 de junho de 2022, menciona-se como resultados pretendidos para os titulares dos dados:
- mecanismo de acesso digital único do usuário aos serviços públicos digitais, com nível de
segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações
pertinentes ao serviço público solicitado;
- canais digitais de interlocução com o cidadão composto por: sítio eletrônico oficial e
aplicativo de serviços da prefeitura para dispositivos móveis;
- barramento de integração de dados e serviços que permite a publicação, interoperabilidade e
reuso de serviços;
- ferramenta de solicitação e acompanhamento dos serviços públicos disponibilizados na plataforma
digital;
- ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços públicos prestados;
- painel de monitoramento do desempenho dos serviços públicos prestados.
Assim como benefícios para os órgãos e entidades da PMF e sociedade como um todo:
- Implantação do Governo Digital, com foco na transformação digital de serviços públicos, tendo em
vista a ampliação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de
atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições ao compartilhamento de dados abertos;
- Viabilização, de forma efetiva, da governança digital pública e fortalecimento da transparência
e dos canais de comunicação entre os cidadãos e o governo;
- Preservação da privacidade de dados pessoais, conforme as disposições LGPD;
- Ampliação e utilização de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, bem como da
inovação como estratégia para desburocratização da Administração Pública municipal e tornando-a
mais célere e transparente, buscando ganhos de produtividade, redução de despesas e otimização
de resultados;
- Propósito de desenvolvimento científico e tecnológico para a cidade de Fortaleza, a fim de que
seja uma cidade inteligente e inovadora, capaz de produzir e usar o conhecimento para a melhoria
do bem-estar de seus habitantes.
Para atender à finalidade descrita introdutoriamente, o usuário deve fornecer, por meio de
preenchimento de formulário eletrônico, os seguintes dados para registrar seu cadastro junto ao
Fortaleza Digital: CPF; data de nascimento; nome completo; gênero; nacionalidade; RG, data de
emissão e órgão emissor; nome do pai; nome da mãe; endereço; telefone residencial e celular; email;
além da criação de uma senha.
O CPF é utilizado para cadastro do usuário na Plataforma, para validação de suas informações e para
torná-lo apto a utilizar os serviços públicos disponíveis.
A Prefeitura poderá, a qualquer tempo, fornecer dados ou informações relativas aos usuários da
Plataforma a outros Órgãos integrantes da Administração Pública que ofereçam serviços públicos
digitais cuja finalidade seja a efetiva prestação de serviço público pelo compartilhamento de dados
ou informações, ou atender demanda judicial, conforme Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais,
13.709, de 14 de agosto de 2018.
A Prefeitura de Fortaleza, em se tratando da referida Plataforma, não comercializa em qualquer
hipótese, dados ou informações dos usuários com terceiros, respeitados os limites e diretrizes da
Lei 13.709/2018.
A transparência será proporcionada nos termos da Lei de Acesso à Informação 12.527, de 18 de novembro
de 2011; do Decreto Federal 7.724, de 16 de maio de 2012; e regulamentada no âmbito do Município de
Fortaleza vide Decreto 13.305, de 21 de fevereiro de 2014.
-
Dos Cookies
Um cookie é um arquivo pequeno e simples que é enviado junto com páginas do site e armazenado
pelo seu navegador no disco rígido do computador do usuário ou outro dispositivo. As informações
armazenadas podem ser enviadas de volta aos nossos servidores ou aos servidores de terceiros
relevantes durante uma visita subsequente.
-
Cookies técnicos ou funcionais
Alguns cookies garantem que certas partes do site funcionem corretamente e que suas
preferências de usuário permaneçam conhecidas. Utilizamos cookies funcionais para
facilitar a visita ao nosso site. Dessa forma, você não precisa inserir repetidamente as
mesmas informações ao visitar nosso portal, como, por exemplo o usuário de Login do
Portal do Fortaleza Digital.