A Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOG, instituída pela Lei Complementar nº 176,
de 19 de dezembro de 2014, órgão de Administração Superior pertencente à estrutura organizacional da Prefeitura
Municipal de Fortaleza (PMF), estabelece no presente documento a sua Política de Privacidade em relação às
aplicações e às ferramentas digitais que dispõe aos cidadãos, vide suas atribuições de planejar, coordenar,
articular, gerenciar e controlar as ações municipais, conforme artigo 34, da legislação supramencionada.
A SEPOG conserva para si a responsabilidade de contribuir para a qualidade da vida urbana, visando à efetividade
na prestação dos serviços públicos do Município, além de desempenhar quaisquer outras atribuições que lhe forem
delegadas.
Desta forma, atendendo às regras e diretrizes previstas na Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de
Dados (LGPD), os usuários dos serviços públicos digitais fornecidos pela Prefeitura Municipal de Fortaleza
encontrarão em nossa Política de Privacidade as informações enumeradas a seguir, com o objetivo de facilitar a
leitura acerca das informações constantes nos 15 itens que a compõem:
-
Definições
Considerando que existem diversos termos técnicos acerca do tema aqui abordado, apresentamos um breve
glossário a fim de facilitar o seu entendimento sobre o direito de privacidade e a proteção de dados
pessoais, os quais deverão ser compreendidos de maneira clara.
- Dado Pessoal: informação relacionada à pessoa natural, capaz de identificá-la ou
torná-la identificável em um determinado contexto (e.g. CPF e número de contato telefônico);
- Dado Anonimizado: dado relativo a um titular que não possa ser identificado, tendo
em vista a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento (e.g.
dados agregados para fins estatísticos);
- Criptografia: processo de codificar os dados por caracteres secretos ou cifras.
- Titular de dados: pessoa natural e proprietária, a quem se referem os dados
pessoais objeto de tratamento;
- Confidencialidade: garantia de que a informação é tratável somente por pessoas
autorizadas;
- Integridade: garantia da completude da informação em seu armazenamento sem qualquer
alteração em seu conteúdo;
- Segurança da informação: conjunto de práticas e métodos voltados para a preservação
da confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação;
- Interoperabilidade: é a capacidade de um sistema se comunicar de forma mais
transparente possível com outro sistema;
- Governança Digital: utilização pelo setor público de recursos de tecnologia da
informação e comunicação com o objetivo de melhorar a disponibilização de informação e a prestação
de serviços públicos, incentivar a participação da sociedade no processo de tomada de decisão e
aprimorar os níveis de responsabilidade, transparência e efetividade do governo;
- Dados Abertos: dados acessíveis ao público, representados em meio digital,
estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e
disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou tratamento por
qualquer pessoa, física ou jurídica;
- Bases legais: hipóteses apresentadas pela legislação que autoriza o tratamento de
dados (e.g. consentimento, cláusula contratual e obrigação legal, dentre outros);
- Tratamento de Dados: toda operação realizada com dados pessoais, incluindo, por
exemplo, mas não se limitando a: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso,
reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação,
avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;
- Agentes de tratamento: aqueles que realizam o tratamento: controlador e operador;
- Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que tomará
as decisções referentes ao tratamento de dados;
- Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o
tratamento de dados, conforme as instruções dadas pelo controlador e em seu nome;
- Encarregado de Proteção de Dados: também conhecido como Data Protection Officer
(DPO), é a pessoa indicada pelos outros agentes de tratamento para atuar como canal de comunicação
entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);
- ANPD: é o órgão federal responsável por fiscalizar a aplicação da LGPD;
- Cookies: são pequenos arquivos armazenados nos computadores ou dispositivos móveis
dos usuários ao acessar uma página web que guardam e recuperam informações relacionadas à sua
navegação e preferência.
-
Dados Coletados e Finalidade
Os dados coletados serão apenas os essenciais para atender às políticas públicas e autenticar, de modo
seguro, o acesso aos serviços públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, amparado nas bases legais
da LGPD, previstas no Art. 7º da Lei nº 13.709, de 2018, com redação alterada pela Lei nº
13.853, de 2019, especificando-se os detalhes em cada um dos Termos de Uso por aplicações e/ou programas
disponibilizados.
Assim, de mesma forma, caso seja utilizado Cookies, o usuário será informado sobre quais dados são
coletados e armazenados e para qual funcionalidade, e de idêntica forma, informado também acerca de
quais medidas de segurança são implementadas em seu uso (transferência de informações somente pelo
protocolo HTTP, uso de criptografia obrigatório etc.).
-
Tratamento de Dados Pessoais
A Prefeitura Municipal de Fortaleza se compromete a executar as normas previstas na Lei Geral de Proteção
de Dados (LGPD), tratando os dados de forma exclusivamente necessária à medida da aplicação e/ou
programa a ser especificado no Termo de Uso disponibilizado, seja coletando, retendo, armazenando,
processando, usando, compartilhando e/ou eliminando os dados, embasado nos arts. 7º e 11, da LGPD,
com a finalidade, notadamente, no que diz respeito à execução de políticas públicas; assim como se
incumbe a respeitar os princípios dispostos no Art. 6º, da referida Lei 13.709, de 14 de agosto de
2018, no que tange ao tratamento dos dados pessoais:
-
Finalidade: realização do tratamento para propósitos legítimos, específicos,
explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma
incompatível com essas finalidades;
-
Adequação: compatibilidade do tratamento com as finalidades informadas ao
titular, de acordo com o contexto do tratamento: os propósitos observados são rigorosamente
vinculados à finalidade informada ao usuário, prevista em lei, regulamento ou política pública,
sendo condizente com a base legal que o autoriza;
-
Necessidade: limitação do tratamento ao mínimo necessário para a realização de
suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em
relação às finalidades do tratamento de dados: os serviços, aplicações e regras da Plataforma,
desde sua concepção, observam um rigor essencialista, pautado pela coleta e tratamento apenas de
dados que se façam estritamente necessários à devida funcionalidade da ferramenta;
-
Livre acesso: garantia, aos titulares, de consulta facilitada e gratuita sobre a
forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade de seus dados pessoais: mediante
adequada identificação pessoal do usuário solicitante, a fim de salvaguardar a segurança destes,
vide as determinações da LGPD;
-
Qualidade dos dados: garantia, aos titulares, de exatidão, clareza,
relevância e atualização dos dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da
finalidade de seu tratamento;
-
Transparência: garantia, aos titulares, de informações claras, precisas e
facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento,
observados os segredos comercial e industrial;
-
Segurança: utilização de medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os
dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição,
perda, alteração, comunicação ou difusão: a Prefeitura Municipal de Fortaleza dispõe de uma
equipe de segurança da informação e de segurança física em operação e atualização contínuas, com
o fito de integrar normas e políticas, revisar procedimentos e ajustar constantemente os níveis
de gestão em segurança da informação e privacidade, sob à luz dos preceitos de governança
corporativa;
-
Prevenção: adoção de medidas para prevenir a ocorrência de danos em virtude do
tratamento de dados pessoais;
Não discriminação: impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios,
ilícitos ou abusivos: em hipótese alguma deverá qualquer etapa dos procedimentos descritos
servir ou implicar em viés atentatório aos direitos e liberdades individuais, já assegurados
pela Constituição Federal de 1988, a todas as pessoas naturais, sem prejuízo da dignidade de
tratamento; igualdade de oportunidades; neutralidade da configuração dos dados ativos geridos e
das decisções governamentais em consonância as políticas públicas implementadas;
-
Responsabilização e prestação de contas: demonstração, pelo agente, da adoção de
medidas eficazes e capazes de comprovar a observância e o cumprimento das normas de
proteção de dados pessoais e, inclusive, da eficácia dessas medidas: tal responsabilidade
proativa deve ser guia para a conduta dos colaboradores à ferramenta e a tomada de decisções em
nível de governança, baseado em processos adequados e planejamento devidamente alinhados com
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais da Secretaria Municipal do Planejamento,
Orçamento e Gestão – SEPOG.
-
Temporalidade do Armazenamento de dados
Por força legal, os dados pessoais serão mantidos pelo Poder Público durante o período necessário ao
cumprimento das obrigações legais, para a prestação dos serviços e para que as finalidades elencadas na
presente Política de Privacidade sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e dos
controladores, de acordo com o prazo prescricional estabelecido na Lei de Acesso à Informação,
especialmente em âmbito municipal, regulamentada pelo Decreto 13.305 de 21 de fevereiro de 2014.
Findado o período de armazenamento dos dados pessoais, estes serão excluídos de nossas bases de dados ou
anonimizados, ressalvadas as hipóteses legalmente previstas no artigo 16, da LGPD. Veja:
- cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
- estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
- transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta
Lei; ou
- uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.
Isto é, informações pessoais sobre você que sejam imprescindíveis para o cumprimento de determinações
legais, judiciais e administrativas e/ou para o exercício do direito de defesa em processos judiciais e
administrativos serão mantidas.
O armazenamento de dados coletados pela Prefeitura Municipal de Fortaleza reflete o nosso compromisso com
a segurança e privacidade dos seus dados. Empregamos medidas e soluções técnicas de proteção aptas a
garantir a confidencialidade, integridade e inviolabilidade destes. Além disso, também contamos com
medidas de segurança apropriadas aos riscos e com controle de acesso às informações armazenadas.
-
Compartilhamento de Dados
Com o objetivo de cumprir obrigações legais e regulamentares, bem como a disponibilização dos serviços e
integrações de sistemas no portal, poderemos operar em conjunto com outros órgãos da Prefeitura
Municipal de Fortaleza em diversas atividades administrativas e análise de dados, os quais serão
particularizados em instrumento posterior, vide seus respectivos Termos de Uso, dada as devidas
aplicações e/ou programas, diante da abrangência de atividades da SEPOG.
Durante este processo adotaremos as melhores práticas de governança e segurança da informação para
proteger a sua privacidade. Com isso, a prefeitura poderá compartilhar os dados pessoais, em algumas
hipóteses: fornecer dados ou informações relativas aos usuários da plataforma de autenticação a outros
serviços públicos digitais cuja finalidade seja a efetiva prestação de serviço público pelo
compartilhamento de dados; para cumprimento de; e para a proteção dos direitos da Prefeitura Municipal
de Fortaleza em conflitode teor judicial, pelo exercício regular de direito.
-
Transferência Internacional de Dados Pessoais
A Prefeitura Municipal de Fortaleza não realiza transferência de dados internacionais. Nosso datacenter é
hospedado no Brasil, onde é feito o gerenciamento e hospedagem de bancos de dados do referido órgão
Público, emails e sistemas corporativos.
- O acesso a seus dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade; e
- Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.
-
Segurança dos Dados Pessoais Tratados
São aplicadas ferramentas de segurança da informação, levando em consideração a natureza dos dados
pessoais coletados, o contexto e a finalidade do tratamento, e os riscos que eventuais violações
gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.
Dentre as medidas que adotamos, mencionamos que:
• O acesso a seus dados pessoais é feito somente após o compromisso de confidencialidade; e
• Seus dados pessoais são armazenados em ambiente seguro e idôneo.
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Direitos dos Usuários
A legislação brasileira confere bases legais que autorizam o tratamento de dados pessoais, assim como
assegura direitos aos titulares destes dados, com o fito de que a qualquer tempo e sem nenhum custo
possam obter do controlador de dados o que segue abaixo, por exemplo, segundo os artigos 18 a 22 da Lei
Geral de Proteção de Dados:
-
Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e
completo;
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Acessar seus dados, podendo solicitá-los em uma cópia digital ou impressa, a qual seja legível,
segura e idônea;
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Corrigir seus dados ao solicitar edição, correção ou atualização destes: retificação de dados
incompletos, inexatos ou desatualizados.
Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em formato claro e
completo• Confirmar a existência de tratamento de dados, de maneira simplificada ou em
formato claro e completo;
-
Utilização de Dados de Crianças e Adolescentes
Poderão ser tratados dados pessoais de crianças com a ciência dos Pais ou Responsáveis, conforme as bases
legais da LGPD, previstas na atualização da redação do artigo 7º, dada pela Lei 13.853, de 08 de
julho de 2019, visando o atendimento de políticas públicas, quando a coleta for necessária para contatar
os pais ou o responsável legal, utilizados uma única vez e sem armazenamento, ou para sua proteção, e em
nenhum caso poderão ser repassados a terceiro desde que respeitados os mesmos critérios de segurança.
Caso tal hipótese ocorra, em uma situação extremamente excepcional, são tomadas todas as providências
para observar os ditames da LGPD.
As informações sobre o tratamento de dados deverão ser fornecidas de maneira simples, clara e acessível,
consideradas as características físico-motoras, perceptivas, sensoriais, intelectuais e mentais do
usuário, com uso de recursos audiovisuais quando adequado, de forma a proporcionar a informação
necessária aos pais ou ao responsável legal e adequada ao entendimento da criança.
-
Responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, no papel de custodiante das informações pessoais, deverá cumprir
todas as legislações inerentes ao uso correto dos dados pessoais do cidadão de forma a preservar a
privacidade dos dados, assim como garantir a aplicabilidade de todos os direitos legais dos titulares de
dados, visto dispor da responsabilidade de implementar controles de segurança para proteção destes.
O zelo pela revisão e atualização desta Política será regular, conseguinte a devida publicação e
informação ao usuário acerca das futuras alterações a esta Política de Privacidade, por intermédio do
sítio eletrônico SEPOG, conforme o princípio constitucional da publicidade, estabelecido no artigo
37, caput, da Constituição Federal de 1988, norteador das atribuições da Administração Pública
Na hipótese de a Autoridade Nacional de Proteção de Dados exigir a adoção de providências em relação ao
tratamento de dados realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, comprometemo-nos a segui-las.
Equitativamente, caso haja violação de segurança que provoque risco ou dano relevante em relação aos
direitos e liberdades pessoais de qualquer um dos usuários, a Prefeitura Municipal de Fortaleza se
compromete a comunicar ao usuário, em prazo adequado, para que tenha ciência da situação, assim como
informar os demais afetados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados sobre o ocorrido, em
consonância com as disposições da LGPD.
-
Proibições
A Prefeitura de Fortaleza, mediante a plataforma de autenticação, em nenhuma hipótese,
realizará as seguintes ações:
- Envio de emails com links ou ligações, solicitando informações pessoais dos usuários, salvo para os
casos de validação de senha;
- Envio de propagandas de produtos ou serviços comerciais de qualquer natureza;
- Tratamento dos dados por pessoa de direito privado, exceto em procedimentos sob tutela de pessoa
jurídica de direito público, que serão objeto de informe específico à autoridade nacional e que
deverão observar a limitação imposta no § 4º do art. 4º da supramencionada legislação (LGPD, art.
4º, § 2º);
- Tratamento de dados pessoais mediante vício de consentimento, o qual deverá ser fornecido por
escrito ou por outro meio que demonstre a manifestação de vontade do titular (LGPD, art. 8º, § 3º);
- Transferir a entidades privadas dados pessoais constantes de bases de dados a que tenha acesso,
visto que o uso compartilhado de dados pessoais pelo Poder Público deve atender a finalidades
específicas de execução de políticas públicas e atribuição legal pelos órgãos e pelas entidades
públicas, respeitados os princípios de proteção de dados pessoais elencados no art. 6º da LGPD,
exceto: (LGPD, art. 26, § 1º)
- Em casos de execução descentralizada de atividade pública que exija a transferência,
exclusivamente para esse fim específico e determinado, observado o disposto na Lei nº
12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação);
- Nos casos em que os dados forem acessíveis publicamente, observadas as disposições desta
Lei;
- Quando houver previsão legal ou a transferência for respaldada em contratos, convênios ou
instrumentos congêneres; ou
- Na hipótese de a transferência dos dados objetivar exclusivamente a prevenção de fraudes e
irregularidades, ou proteger e resguardar a segurança e a integridade do titular dos dados,
desde que vedado o tratamento para outras finalidades.
-
Responsáveis pelo Tratamento e pela Proteção de Dados
Nos termos do artigo 5º, inciso VI, da Lei Geral de Proteção de Dados, tem-se a Secretaria do
Planejamento, Orçamento e Gestão - SEPOG, inscrita no CNPJ sob o nº CNPJ: 07.965.205/0004-01, com
endereço à Avenida Desembargador Moreira, 2875, Dionísio Torres, Fortaleza/CE, CEP: 60.170-002, como
agente controlador do tratamento de dados pessoais dos usuários.
Ainda, vide o inciso VIII, do artigo supracitado, tem-se o encarregado de proteção de
dados dos serviços digitais disponíveis, responsável por atuar como canal de comunicação
entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, o qual poderá
ser acionado pelo email encarregado.lgpd@sepog.fortaleza.ce.gov.br ou telefone
(85) 3452-3430.
-
Comunicação
Os casos omissos poderão ser tratados em uma instância administrativa por meio da Ouvidoria da Prefeitura
de Fortaleza, mediante o link https://ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br ou telefone (85) 3452-3430.
O contato para sanar quaisquer dúvidas sobre a Política de Privacidade deverá ser feito diretamente ao email encarregado.lgpd@ sepog.fortaleza.ce.gov.br .
-
Foro
Quaisquer disputas ou controvérsias oriundas de quaisquer atos praticados no âmbito da utilização dos
sítios eletrônicos e/ou aplicativos pelos usuários, inclusive com relação ao descumprimento desta
Política de Privacidade ou pela violação dos direitos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, de outros
usuários e/ou de terceiros, assim como direitos de propriedade intelectual, de sigilo e de
personalidade, serão processadas na Comarca de Fortaleza/CE
Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, todos os titulares de dados têm
direito a apresentar reclamação à Autoridade Nacional de Proteção de Dados, com base no artigo 18, §1º,
da Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 14 de agosto de 2018.
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Alterações e Atualização desta Política
A atual versão inicial desta Política de Privacidade foi formulada e atualizada pela última vez em: 07/11/2022.
Esta Política tem validade indeterminada, podendo ser alterada em seus termos, a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nossos serviços digitais ou em âmbito legislativo.